Aviso Importante:

(O Porto Feminino é um blog sem fins lucrativos, que existe desde 2007. Todos os textos foram escritos por Carolina Miranda, e são portanto de autoria original. Não existe qualquer vínculo entre o Porto Feminino e o Porto Feminino Shop).

09/01/2010

Costurando Palavras

No fim de semana passado, como eu ja tinha mencionado, mergulhei na primeira parte do livro Amar, Comer, Rezar. Me deliciei com as aventuras de Liz na Itália e que me inspirou a tomar deliciosos chocolates quentes, a fazer um molho pesto de dar água na boca, uma feijoada deliciosa, um patê de alcachofra e queijo de cabra, mas o melhor de tudo, eu me inspirei a comprar uma escrivaninha só pra mim!

No domingo passado mesmo, eu fui com a Sue, uma amiga minha bem mais velha do que eu, num mercado de antiguidades que tem aqui pertinho, na cidadezinha de Cambridge. Já faz dois anos que o Mike e eu moramos na nossa casa, e um dos quartos continuava completamente vazio. Na época em que mudamos, estávamos contemplando talvez fazer dele o quarto do bebê...  A outra possbilidade era torná-lo em um escritório meu. Como a gente estava no limbo, o tal do quarto também ficou no limbo, nem pra lá, nem pra cá... E acabou vazio mesmo, e nos últimos meses, serviu apenas de canil pra nossa nova cadela, a Lola. Eu finalmente me cansei dele assim - aliás, eu odeio cômodo vazio. E nessa abundância de liberação interior foi então que resolvi tomar a iniciativa de achar uma escrivaninha.

O processo foi delicioso. A Sue ja tem mais de 50 anos e é uma mulher linda, delicada, que fala pouco, mas quando fala, diz tudo. Ela nunca usa maquiagem, nunca fez a unha na vida (mantém as unhas curtinhas, limpinhas) e tem um cabelo encaracolado lindo, que ela tinge pra ficar perto da cor natural dela: ruiva. Ela e o marido são bem quietos, e tem apenas um filho. Foi bom sair com ela, porque aqui no Canadá não só existe a pressão pra se ter filho, mas é pressão dobrada, porque filho único aqui é muito mal visto. E eu e o Mike estamos questionando ter ou não ter filho, mas se a gente resolver ter, não tem nem dúvidas na nossa mente de que vai ser um só, ou uma só. Então foi bom sair com a Sue, porque não só eles tem um filho apenas (e por escolha), mas também porque quando o Mike e eu fizemos uma lista das casais que a gente acha que permanceram razoavelmente sanos depois de terem filhos, a gente achou só dois: e a Sue e o Scott foram um deles.

Enfim, fomos eu e a Sue, ao mercado de antiguidades (porque eu adoro coisa velha, e me faz sentir conectada a pessoas que eu nem conheço, e histórias que eu nunca ouvi). E foi andando por lá, conversando sobre nossas escolhas, tentando compreender qual caminho escolher, que eu vi num cantinho, a escrivaninha perfeita: uma mesa de costura da Singer, antiga, com o topo de madeira, e os pés de ferro bem tradicionais, pretos.

O tamanho era ridiculamente perfeito - caberia precisamente entre as duas estantes, debaixo da janela que dá pro meu quintal. Quando comprei a minha antiga mêsa de costura, agora nova escrivaninha, não pude deixar de notar a conexão cabalística com a minha avó, que costurou superbamente a vida inteira. E me aliviou pensar de que alguma forma, alguém continuaria costurando  na familia - mesmo que fossem palavras, no meu caso... Outra coisa que não consegui deixar de notar na mesinha, foi o fato de ela ter um acabamento no topo que praticamente faz ela servir de trocador pra bebê, caso a gente resolva "trocar" a sua função novamente.

Hoje o Mike e eu fomos finalmente buscar a minha mesinha (que não coube no carro dele no fim de semana passado), e estou aqui ja no meu antigo comôdo vazio, quarto de bebê em potencial, recém tornado escritório, escrevendo no meu blog. Estou sentada na minha escrivaninha, virada pro quintal, vendo a beleza do mundo que aparece diante da minha janela (e desculpe Chico Buarque, mas eu não só vejo pela janela, como escolho sair pela porta e viver os tempos que passam por mim, quando eu bem entender...).

A minha reação quando sentei na minha escrivaninha está sendo meio ridícula, comparável a obsessão de criança pequena que ganha o presente perfeito de Natal! Não saio daqui desde 1 da tarde quando chegamos do mercado de antiguidades (ja são mais de 5)... Foi o melhor presente que dei pra mim há muito tempo... Quando finalmente sentei, eu não acreditava como tudo se encaixou tão perfeitamente, e como eu realmente queria isso já há tanto tempo! "Perfeito!" foi o tudo que eu ouvia na minha cabeça, ao sentar, olhar pela janela, e sentir as paredes do quarto que há tanto tempo esperava pra ser habitado soluçarem de alívio.

Uma das minhas resoluções pra 2010 é ser muito mais verdadeira comigo, e com todos ao meu redor. A sensação que eu tenho, é que se a gente diz a verdade, a gente planta os pés no chão com raízes mais fortes. É muito mais difícil a gente se deixar derrubar, quando a gente diz a verdade - não só pros outros - mas pra nós mesmos.

Essas verdades também nos habilitam a fazer escolhas que no fundo, estavam só esperando pra ser escolhidas... Escolhas que ja estavam no nosso coração, mas haviam sido reprimidas. Uma das minhas verdades (eu tenho várias que precisam ser ditas, ouvidas, vividas) é que eu amo o fato de não ter mais que fazer esse quarto esperar pra ser um quarto de bebê. Que eu posso construí-lo pra mim, que eu posso fazer dele um escritório lindo... A verdade é que eu posso viver sem garantias. Eu posso simplesmente viver o que está na minha frente no momento, sem receios e arrependimentos do que ainda nem veio.

E é assim que eu tenho tentado ser. Pisando no chão com mais firmeza e sinceridade, costurando meus pensamentos com palavras que eu considere essenciais, e vivendo mais tranquilamente comigo mesma - e agora com a minha escrivaninha!

Enfim, o passeio com a Sue foi muito bom. Fez bem, e rendeu em vários aspectos. O livro continua delicioso, e cheio de verdades essenciais. Estou entrando no segundo movimento, em que a Liz vai pra Índia, e talvez não tenha sido coincidência o fato de eu ter me inscrito em uma aula de Pilates e outra de Yoga. E com tanta mudança, resolvi dar uma cara nova pro Porto também. Espero que gostem... Esse papel-de-fundo estava lá o tempo todo, e eu não tinha percebido antes (aqui também, acho que não é por coincidência). Mas achei que o blog ficou muito mais bonito, e muito mais fácil de ler também.

E assim continuo seguindo... com uma mêsa de costura que me lembra minha avó, olhando pro meu jardim que me faz pensar no meu avô, saíndo do meu Porto, assim como saiu minha outra avó do seu Porto, e finalmente vivendo e sonhando sonhos que meu outro avô só sonhou.

Acho que agora sim, realmente achei e catei meus pedaços.

Carol



Nenhum comentário: